quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Medicina Veterinária

 A Medicina Veterinária é tão antiga quanto a ligação que os seres humanos realizam com os animais. É a "arte da cura de animais irracionais", a ciência médica se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. Busca também assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimentos de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos.
 A atual prática da medicina utiliza em favor conhecimentos obtidos por diversas ciências, por exemplo, biologia, química, física, microbiologia, epidemiologia, anatomia, fisiologia,etc. Trata-se, na verdade, de várias ligações das ciências relacionadas à saúde, em um conceito mais estrito a Medicina Veterinária busca a saúde animal e pública por meio de estudos, diagnósticos e tratamentos, e no conceito mais amplo, aliviar o sofrimento e manter o bem-estar global.
  De modo geral, a Medicina Veterinária enlgoba os campos de Clínica Médico-Veterinária, Cirurgia, Ginecologia e obstetrícia e Saúde Pública. Recentemente sua aplicação tem se expandido por causa da disponibilidade de técnicas avançadas de diagnóstico  e de terapia para a maioria das espécies animais, bem como pelos avanços científicos em outras áreas como a genética, a biotecnologia e a fisiologia que proporcionam melhoramentos no sistema de produção animal.
 Animais de companhia, particularmente cães e gatos, frequentemente recebem cuidados médicos avançados (próteses de quadril, cirurgias de catarata, marcapassos cardíacos, enfim, muitos procedimentos avançados que supõe-se serem aplicados somente na medicina humana). Tudo depende da disponibilidade da tecnologia e também do domínio por parte do médico veterinário, uma vez que hoje em dia a medicina veterinária já está subdividida  em diversas especialidades (oftalmologia, ortopedia, oncologia, endocrinologia, dermatologia, acupuntura, etc), e muitos veterinários não são mais apenas clínicos gerais e sim especialistas  em determinadas áreas.
 No Brasil a duração do curso é de 5 anos e seus praticantes são registrados e tem sua atuação regulada em nível nacional e estadual pelos conselhos federais e estaduais de medicina veterinária, respectivamente.

Áreas de atuação do Médico Veterinário:
  • Exercício da profissão de médico veterinário em regime legal;
  • Tratamento das enfermidades e traumatismos que afetam os animais;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Laboratórios de análises;
  • Saúde pública;
  • Inspeção e segurança alimentar;
  • Organismos dos ministérios da agricultura e saúde e direções regionais;
  • Indústrias alimentares de produtos de origem animal;
  • Indústrias de alimentos compostos para animais;
  • Administração autárquica;
  • Pesquisa em diversos campos da saúde humana e veterinária.

Símbolo da Medicina Veterinária



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_veterin%C3%A1ria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário